Quem sou eu

Minha foto
"Uma parte de mim pesa e pondera: outra parte delira...Uma parte de mim é permanente: outra parte se sabe de repente...Uma parte de mim é só vertigem:outra parte linguagem...Traduzir uma parte na outra parte será arte?"

sexta-feira, 24 de julho de 2009

MUSEU- Mundo Invertido



Interessantíssima, assim classifico a nova exposição do fotógrafo bahiano Pedro Archanjo ,intitulada " O Momento Histórico que nos Contém" , no Museu de Arte da Bahia. O trabalho mostra através de fotógrafias de manequins as tentativas das mulheres nos dias atuais de se aproximar da beleza artificial, muitas vezes sem expressão, apenas para seguir um modismo " imposto" pela sociedade do consumo.
A série é inpirada no filme de Debord: " A sociedade do Espetáculo", sendo que um dos manuscritos que Archanjo mas cita é: "Num mundo realmente invertido, o verdadeiro é o momento do falso". (Debord)

Um dos manuscritos do filme que mais me chamou a atenção:
"O valor de uso antigamente era compreendido enquanto um aspecto implícito no valor de troca. Hoje, contudo, dentro do mundo de cabeça para baixo do espetáculo, ele precisa ser explicitamente proclamado, ... por ele servir como uma necessária pseudojustificação para uma falsa vida."

Vale a pena conferir, a exposiçao foi prorrogada até o dia 30 de julho 2009.

* imagens disponíveis em: www.pedroarchanjo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário